Blog de Receitas - Culinária
Porque cozinhar também é uma Arte!
.

Receitas caseiras, fáceis e práticas para facilitar o seu dia-a-dia na cozinha.

.
Envie suas receitas ou sugestões. Clique em "comentários". Abaixo de cada receita.


Participe!!!

Camarão ao Alho e Óleo do Gilvan





Ingredientes:

1/2kg de camarões com casca;
10 dentes de alho cortados em lâminas finas;
1/2 xícara de azeite de oliva;
Sal a gosto;
Suco de 1 limão e
Salsinha bem picadinha.

Modo de Preparo:

Tempere o camarão com o sal e o suco de limão, reserve por 20 minutos.
Coloque o azeite na frigideira grande, deixe aquecer bem. Em seguida coloque a metade do alho cortado em lâminas. Quando estiver quase dourado, escorra e coloque a metade do camarão, mexa bem e frite, não deixe passar de 5 minutos para o camarão não ficar duro. Retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa.
Repita a operação - com o mesmo azeite, é claro - com a outra metade do alho e do camarão... coloque-os também na travessa, regue com um fio de azeite extra virgem e salpique a salsinha picada.



Dica: Sirva com Arroz Branco do Gilvan.

Excelente tira gosto!

Bom apetite!

15 comentários:

Mariza Cardoso disse...

gilvan... Gostaria de fazer uma matéria sobre seu blog. Seria possível! Achei muito interessante a maneira simples que você ensina e a diagramação está perfeita! Poderíamos agendar uma entrevista e se possível que você me indicasse mais alguns blogs no estilo do seu? Ah! seu blog está está linkado ao meu, se é que me permite!?!?!?!? Aguardo retorno!

Luiz Noronha disse...

Caro Gilvan,

Gosto muito do seu site e já fiz algumas coisas boas dele. Agora temperar camarão com limão não pode. Ele fica borrachudo. Só pode colocar o limão depois de frito ou cozido.
Abs,

Luiz Noronha

Gilvan Nascimento disse...

Oi Luiz, tudo bem?
Eu faço dessa forma e ele não fica borrachudo...

O segredo é escorrer o camarão antes de fritar e não deixá-lo muito tempo no fogo. No máximo 5 minutos.

Edmi disse...

Gilvan, em vez do alho picadinho eu faço a pasta de alho, tb uso o limão e não fica borrachudo
Edmi

Jully baianinha disse...

oi querido.....vc já faz parte da familia viu?????// quase todos os dias venho aperfeiçõar minhas receitas com vc......vc ajuda bastante e muiiito simples.......parabens

Gilvan Nascimento disse...

Obrigado Jully.

Fico feliz por ajudar.

Se quiser participar pode enviar pra mim dicas, sugestões e/ou receitas.

Seja bem-vinda a família.

Um grande beijo pra você!

nathalia disse...

olá!!!!! eu gostaria de saber se é pra fritar os camarões com casca ou precisa tirar antes?
obrigada

Gilvan Nascimento disse...

Oi Nathalia, eu não gosto de tirar a casca antes, mas se você preferir, pode retirar. Tome cuidado para não deixá-los muito tempo no fogo para não ficarem duros, tá bom?

Grande abraço, feliz 2010!

LIVIA ORTIZ disse...

olá, fiz essa receita semana passada e olha, vou repetir hj de novo, mto mto boa e mto simples, mas semana passada eu tirei a cabeça do camarao para fazer, mas agora vi na foto que tem a cabeça, é melhor fazer com ou sem?

Gilvan Nascimento disse...

Oi Livia, eu, indiscutivelmente, prefiro com. Porém, vai do gosto de cada um...
Que bom que gostou da receita.
Experimente com e comente.
Grande abraço e bom apetite!

Sol disse...

Olá Gilvan, quanto tempo fora do refrigerador para fazer os camarões?
Os meus estão congelados e estava esperando uma receita fácil pra fazer. Obrigada!
Sandra

Gilvan Nascimento disse...

Olá Sandra, tudo bem?

Para descongelar os camarões, eu os coloco na geladeira a noite (durante aproximadamente 12h) para prepará-los no dia seguinte.

Porém, tem várias outras formas mais rápidas para seu descongelamento, mas nunca utilize forno de microondas ou água quente porque altera a característica e a textura da carne do camarão, além de cozinhá-la antecipadamente.

O que eu recomendo, para quem está com pressa, é deixar os camarões na água corrente, é super rápido, pois eles descongelam facilmente.

Depois me diga se ficou bom.

Bom apetite!

Lívia do amor disse...

Oi, Luiz gostaria de saber se é necessário escaldar o camarão para fritar, ou frito ele fresco mesmo?

Lívia do amor disse...

Oi, Luiz gostaria de saber se é necessário escaldar o camarão para fristar ou frito ele fresco mesmo??

Anônimo disse...

Gilcan, boa tarde
Fiz sua receita hoje e ficou MARAVILHOSO!!!!

Obrigada por compartilhar!!!!!

Adelia